Pesquise Aqui!!

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Artrópodes 2

Os artrópodes são animais invertebrados que possuem partes do corpo articuladas e rígidas. Na natureza encontram-se mais de um milhão de espécies de artrópodes, aquáticos ou terrestres. Esse filo é de grande importância tanto na natureA em geral como para o ser humano. Os insetos como abelhas, vespas, besouros são importantes agentes polinizadores que aumentam a produção de frutos, ajudando tanto na manutenção de ecossistemas naturais, como auxiliando a produção agrícola. Bichos-da-seda também contribuem com sua atividade na fabricação da seda que é utilizada a milênios na confecção de tecidos. De certas espécies de cochonilhas podem-se extrair um ótimo corante de cor carmim, muito utilizado em tintas, cosméticos e como aditivo alimentar. Também podemos utilizar insetos no controle biológico de certas pragas da lavoura, como por exemplo, a joaninha que controla as populações de pulgões ou determinadas espécies de vespas que devoram larvas de vários insetos. Características gerais: - Corpo segmentado. - Apêndices (membros) articulados. - Exoesqueleto formado por quitina. - Grande parte dos artrópodes possui fecundação interna. - Trocam várias vezes o exoesqueto até atingirem a vida adulta.
Exemplos de artrópodes: - Crustáceos: camarões caranguejos, lagostas, tatu-bola-de-jardim - Insetos: moscas, mosquitos, borboletas, grilos, gafanhotos, formigas, percevejos, baratas - Aracnídeos: aranhas, ácaros, carrapatos, escorpiões, opiliões - Quilópodes: centopeias (lacraias)





Equinodermos

O filo Echinodermata é constituído por cerca de 7.000 espécies distribuídas em cinco classes: Crinoidea, Asteroidea, Ophiuroidea, Echinoidea e Holothuroidea. O nome do grupo é derivado de duas palavras gregas: echinos, que significa espinho, e derma, que significa pele, e se refere às projeções em forma de espinhos ou tubérculos presentes na superfície do corpo.
Todos os representantes do filo são de vida livre, sendo raras as espécies comensais. Muitos são adaptados para se fixar a substratos rochosos, enquanto outros vivem em substratos lodosos, arenosos, em madeira submersa ou em epibiose. Embora a grande maioria das espécies seja marinha, algumas toleram a água salobra. Podem ser encontrados em todos os oceanos, latitudes e profundidades, da zona entremarés às regiões abissais, sendo mais abundantes na região tropical do que nas águas polares.

Características gerais: -Sistema nervoso ganglionar -Reprodução extracorporal -Sistema circulatório primitivo -Capacidade de regeneração pelo disco central

Esquemas de doenças causadas por Nematóides